(11) 5548-6753 | contato@oticashalon.com.br | Faça seu Login ou Cadastre-se
Texto

Dúvidas

Home / Blog / Dúvidas

Os óculos com grau só podem ser receitados pelo oftalmologista e recomenda-se que sejam conferidos após serem feitos. As armações devem ser, de preferência, de acrílico, por serem mais resistentes. E devem estar bem adaptadas ao rosto da criança, ou seja, confortáveis. Não podem estar soltas ou apertando o nariz ou atrás da orelha. As hastes que se prendem atrás da orelha são melhores para as crianças. As lentes também devem ser de acrílico, pois são mais leves. Mas riscam mais facilmente. Quando o grau das lentes for elevado, recomenda-se o uso de lentes especiais que deixam os óculos mais leves e mais finos. Os óculos devem ser sempre trocados quando a armação estiver torta ou se as lentes estiverem muito riscadas. Se houver necessidade de cobrir com tampão, evite fazê-lo na lente dos óculos. Dê preferência para colocar o tampão na pele ou na armação dos óculos. Para limpar os óculos, utilize água, sabão e um pano limpo e macio, que não solte fiapos.

  • Armazenamento e Transporte

    As Lentes de contato gelatinosas, sempre que não estiverem em uso, devem ser armazenadas e transportadas em estojo para lentes gelatinosas, com boa vedação e com cavidades lisas e livres de imperfeições. A lente deve ficar imersa em solução de conservação específica para lentes gelatinosas, registrada na Anvisa para este fim. A cavidade do estojo deve permanecer com solução abaixo de sua borda para evitar que a lente ao flutuar seja danificada pela tampa do estojo.

  • Limpando suas lentes de contato

    Para realizar a limpeza da lente de contato, utilize somente soluções registradas na ANVISA para esta finalidade. 

    Realizar a limpeza de suas lentes antes de colocar e após retirar, para que possam ser acondicionadas limpas e em soluções adequadas para lentes de contato.

  • Guardando as lentes no estojo

    Caso as lentes venham a ser removidas para nova inserção posterior, as mesmas devem ser mantidas completamente imersas na solução de conservação recomendada, enquanto não estiverem em uso. 

    Observe cuidadosamente para não inverter a posição das lentes ao acondicioná-las no estojo.

  • Manuseando as lentes de contato

    Lave as mãos com sabonete neutro para remover qualquer resíduo de cosméticos, óleo, poeira, nicotina etc., enxágue bem e seque as mãos cuidadosamente cada vez que for manusear suas lentes de contato para não danificá-las; 

    Tenha cuidado ao manusear suas lentes de contato, pois as superficies das lentes podem agregar substâncias provenientes do ambiente, do estojo, de suas mãos e de sua lágrima. Tais depósitos podem ter como consequência um possível desconforto e o comprometimento da vida útil da lente, da qualidade da visão e efeitos adversos à saúde de seus olhos.

  • Atenção Especial

    - Não arrastar as lentes de contato sobre qualquer superfície para evitar que as mesmas se rompam ou arranhem. 

    - Não utilizar lentes de contato e soluções de limpeza e conservação com prazo de validade vencido. 

    - Não utilizar saliva ou produtos que não os recomendados para lubrificação e umectação das lentes. 

    - Não tentar remover possíveis depósitos que possam aparecer na lente, caso ocorra o aparecimento encaminhe as mesmas para análise. 

    - Nunca usar as unhas, pinça ou outras ferramentas impróprias para remover a lente do seu estojo, caso necessário utilize pinças com pontas de silicone. 

    - Lentes que foram quimicamente desinfectadas podem absorver componentes da solução desinfectante, podendo ser irritantes aos olhos. Um enxágue minucioso da lente de contato com solução própria para este fim, antes de colocá-la no olho, reduzirá o potencial de irritação.

 

Não, nenhum exercício ocular diminui ou faz estacionar a evolução da miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Existem exercícios oculares para alguns casos de fraqueza dos músculos responsáveis pela convergência dos olhos.

Se você já possui um óculos de  sol, ou de grau verifique o seus tamanho como descrito abaixo, ou seja é só  olhar para o interior de cada hste para encontrar o seu  tamanho , veja a imagem abaixo .

O tamanho das lentes(eye) é sempre o primeiro, em seguida,  um traço ou um quadrado onde apresenta o tamanho da ponto (brigge) e por final o tamanho da haste (temple), esses valores são medidos em milimitros.

A melhor maneira de escolher o tamanho dos seus óculos, se voce já é usuário, é pedir um óculos com tamanho semelhante ao seu, verificando as medidas acima.

 

 

ASTIGMATISMO

O que é?

O astigmata não enxerga bem de perto nem de longe. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas.

Primeiros sinais

O astigmata confunde os símbolos próximos, como o H, o M e o N ou ainda o 8 e o O. Combinado com a miopia ou a hipermiopia, o astigmatismo pode provocar fadiga ocular ou dor de cabeça. É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha de um texto.

Detalhes sobre os óculos

Valem as regras para miopia e hipermetropia, evitando-se apenas armaçòes arredondadas.

O astigmata enxerga embaçado.

HIPERMETROPIA

O que é?
O hipermétrope tem mais dificuldade em enxergar de perto do que de longe. Assim, o seu cansaço ocular é maior.

Primeiros sinais
Fadiga ocular e dores de cabeça? O esforço permanente de acomodação, para enxergar bem, pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim de tarde e depois da aula ou trabalho.

Detalhes sobre os óculos
As lentes para correção de hipermetropia são positivas, mais espessas no centro do que na borda. Em graus mais altos as armaçòes de aro fechado são as mais indicadas para disfarçar as bordas.

O hipermétrope tem mais dificuldade para perto.

MIOPIA

O que é?
O míope não enxerga com nitidez de longe, mas muito bem de perto. Por isso, tem como característica preferir atividades próximas, como leitura e trabalhos manuais.

Primeiros sinais
Você franze os lhos para ver com nitidez de longe? Passa por seus amigos na rua sem os reconhecer? Não consegue ler as placas na rua, a não ser que esteja bem perto? As crianças escrevem com o nariz colado no caderno, ou tropeçam e caem com freqüência? O rendimento escolar tem sido fraco? Estes podem ser sinais de miopia e uma visita ao oftalmologista é necessária.

Detalhes sobre os óculos
A miopia é corrigida com lentes negativas, que são mais espessas nas bordas do que no centro. As armações mais indicadas para os míopes são as de menor diâmetro.

O míope não enxerga bem de longe.

PRESBIOPIA

O que é?
A presbiopia, usualmente chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que ocorre com todas as pessoas a partir dos 40 anos. O cristalino perde a elasticidade, se contrai de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto.

Primeiros sinais
Os seus braços já não são suficientes compridos para poder ler o jornal ou o menu no restaurante? Seus filhos “implicam “com você, ao vê-lo (a) tentando ler o preço na etiqueta dos produtos? Aproxima-se mais da luz para ler? Não consegue ler a bula dos remédios? São os primeiros sintomas da presbiopia ou vista cansada.

Detalhes sobre os óculos
Embora todas as lentes para presbiopia tenham por objetivo proporcionar a recuperação da visão de perto, intermediária e longe, nem todas conseguem isso. A lente mais completa para correção da presbiopia é a lente progressiva, pois permite correção a todas as distâncias sem traço divisório. Para que seja confortável, alente progressiva tem que ser de boa qualidade. Existem, também, as lentes só para perto e de meia distância, que são usadas para leitura ou no escritório, não servindo para todas as atividades diárias.

O presbita não vê nitidamente de perto.

ESTRABISMO

O estrabismo ou vesguice, como é conhecido popularmente, é a condição onde um ou ambos os olhos são desviados do eixo central.

É provocado pelo enfraquecimento de um dos músculos oculares, e por algumas doenças graves.

Se perceber olho torto na criança, leve-a mais rápido possível ao oftalmologista. Quando mais cedo for tratado, melhor!

CATARATA

A formação de catarata é parte do processo de envelhecimento. É comum nas pessoas mais idosas, mas também pode ocorrer em crianças e jovens.

Seja qual for a causa (trauma, congênita ou senil), o cristalino, a lente natural do olho, se torna opaco, impossibilitando a passagem da luz e consequentemente, diminuindo a visão e até provocando cegueira.

Na maioria dos casos, a cirurgia é indicada para remover o cristalino opaco, e introduzir uma lente intra-ocular que fará o papel do cristalino, devolvendo a visão ao paciente em mais de 90% dos casos.

GLAUCOMA

Parte do olho é preenchido por um líquido chamado humor aquoso.
Este é produzido continuamente e seu escoamento também é contínuo. Em condições anormais.
Verifica-se o aumento de volume do líquido por produção excessiva ou por drenagem deficiente.
Como o olho não pode aumentar de volume, aparece o aumento da pressão intra-ocular, também chamado de glaucoma.
Trata-se de uma doença perigosa, caracterizada pelo aumento da pressão intra-ocular com diminuição do campo visual e atrofia do nervo óptico.
Geralmente começa após os 40 anos e é causa frequente de cegueira.
Pessoas acima de 40 anos ou que tenham familiares com glaucoma, devem consultar o oftalmologista a fim de ter pressão dos olhos medidas anualmente.

CONJUNTIVITE

A causa mais comum de inflamação da conjuntiva (ou conjuntivite), é a penetração de um corpo estranho ou de poeira excessiva.
A irritação resultante provoca aumento da secreção e afluxo de sangue (que traz células de defesa para combater a invasão de microorganismos).
Além de corpos estranhos, certos microorganismos (bactérias, vírus) poderão produzir efeitos semelhantes.
Outros fatores com defeitos da visão, deficiência da iluminação, esforço prolongado e excessivo da visão e alergias, são fatores comuns de inflamação da conjuntiva.

PTERÍGIO

O pterígio é caracterizado por uma pelezinha na superfície do olho que cresce do canto para o meio, sobre a córnea.
E causado em parte, pela luz do sol, poeira ou vento.
Pode provocar queimação, ardor, vermelhidão o que piora se a pessoa ficar exposta ao sol.

Em muitos casos a cirurgia é indicada para removê-lo, antes que alcance a pupila, mas também pode estacionar e não pode ser necessária a sua remoção cirúrgica.

O uso dos óculos não vicia. Quando a criança enxerga pouco para longe ou tem desconforto ao forçar os olhos para ver de perto, e coloca os óculos, passa a ver bem e a estudar sem desconforto ou dor de cabeça. Quem enxerga pouco o que está longe pode ter miopia. Quem tem desconforto ao forçar os olhos para ver de perto provavelmente tem hipermetropia. O astigmatismo é a dificuldade para ver de perto e de longe.