BLOG: Dicas: A Diabetes e Seus Efeitos Sobre a Visão

O Diabetes é uma doença crônica que causa muitos efeitos no organismo, inclusive cegueira. A Retinopatia Diabética compromete os vasos sanguíneos dentro da retina e é uma complicação grave que quando não diagnosticada e tratada pode causar perda total da visão.

A retinopatia diabética causa alterações da retina e má formação vasculares. Em casos que a doença não é tratada podem ocorrer hemorragias que interferem na retina e se estendem para dentro da cavidade posterior do olho, o vítreo.  A longo prazo, com o progresso da doença, a retina pode sofrer danos irreversíveis.

Para sua prevenção um controle rigoroso da diabetes deve ser feito. O acompanhamento médico periódico, o controle da taxa de açúcar no sangue, além de consultas oftalmológicas feitas paralelamente, são medidas necessárias para manter não somente o diabetes controlado como também a Retinopatia Diabética. O controle da pressão arterial também deve ser feito, pois contribui para a piora da doença. A gravidez, também é um agravante. Nestes casos, o exame oftalmológico deve ser feito o quanto antes.

Para realização do exame a pupila deve estar dilatada por meio de aplicação de medicamento específico pelo Oftalmologista, após isso será utilizado às ferramentas necessárias para visualizar as áreas periféricas dos olhos e constatar suas condições.

Quando há a progressão da Retinopatia Diabética é preciso iniciar o tratamento para evitar o risco de comprometimento da visão central. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com o uso de laser. Porém, o tratamento com atividades anti-angiogênica têm sito utilizadas paralelamente como parte do tratamento e tem causado resultados muito significativos. Em casos que demandam mais cuidados e são mais graves, os recursos utilizados incluem cirurgias do vítreo e retina.

Alguns cuidados como: dormir com a cabeça um pouco inclinada em relação ao corpo, evitar vômitos tomando remédios para enjoo, evitar tossir, com uso de xaropes,  e qualquer atividade que provoque pressão nos vasos sanguíneos dos olhos podem ajudar no tratamento da Retinopatia Diabética.

O paciente portador da Diabetes precisa estar sempre sobre observação médica devido aos riscos de desenvolver outros problemas de saúde. Fique atento!

 
 
Palavras Mais Buscadas: Óculos na Zona Sul | Ótica Online no Brasil