BLOG: Dicas: Dicas de Lentes para Astigmatismo

Dicas de Lentes para Astigmatismo

 
As lentes para astigmatismos são mais faceis de escolher do que as lentes de Miopia e Hipermetropia, quando notamos que somos portadores de Astigmatismo nem sequer pensamos na hipotese de ter lentes finas ou não, só pensamos nisto quando o grau é alto.
Porém os portadores de Astigmatismo devem se preocupar com o valor do grau e do eixo que aparece na receita refratometrica. Por que motivo devemos nos preocupar com eixo o da receita? por uma simples questão! depedendo do valor do eixo a lente vai ficar fina ou grossa sem depender necessariamente do Indice de Refração.
Esse os tipos de lentes indicadas para os Astigmatas, são na pratica as mesmas lentes indicadas para os miopes e hipermetropes, lentes das mais comuns as mais sofisticadas. O valor do eixo que encontramos nas receitas refratometricas podem variar de 0 a 180, na grande maioria das vezes com uma variação de 5 em 5, veja exemplo na receita abaixo.

Observe que os valores do OD e OE sao diferentes
OD eixo=100 / OE eixo=90
Os valores do eixo mudam, depende de cada usuario. Mas como saber se nossas lentes ficarão finas? neste caso por exemplo?.
Sempre que o valor do eixo for sempre entre 0 e 25 e tambem entre 165 e 180, essas lentes ficarão finas na parte temporal da armação, na qual é o lado do óculos que mais as pessoas olham ou observam se as lentes ficaram finas ou não, mesmo em casos que o grau seja alto, sem o acompanhamento da miopia na receita ou se a difereça entre a miopia e o astigmatismo for grande, nos casos em que o astigmatismo for acompanhado com hipermetropia basta apenas verificar o valor do eixo.
E se por ventura o valor do eixo for entre 70 e 110 ou o mais proximo possivel de 90, essas lentes irão ficar grossas na parte temporal, e quanto maior for dioptria (grau) do astigmatismo acompanhado ou não de miopia, mais grossa a lente vai ficar. lembre-se sempre verifique os valores das Dioptrias (dos graus) para tirar alguma conclusão, pergunte ao seu atendente da Ótica, de sua confiança sobre esse efeito.
E se os eixos verificado na minha receita não ficar entre esse valores acima citados? como ficarão as minhas lentes? Bem, neste caso de valores de eixo entre 30 e 65 e tambem entre 125 e 160 as lentes ficarão grossas no sentido diagonal das armaçoes ou seja proximo a maça do rosto na parte temporal.
 
O mais importante para escolha das lentes para pessoas portadoras de astigmatismo é a posição do eixo da receita e os valores de cada dificuldade visual do usuario.
Lembre-se sempre de quanto mais alto o Indice de Refração mais finas as lentes ficam, se acompanhadas de armaçoes escolhidas corretamente e de tamanho menor ajudam e muito na espessura das lentes, porém nos casos de altos atigmatismos e o valor do eixo proximo de 90 nao tem como ficar finas, só se o grau do astigatismo for menor que -2,50 podem ficar ainda com uma boa espessura. 

 
 
Palavras Mais Buscadas: Óculos na Zona Sul | Ótica Online no Brasil