BLOG: Dicas: Mito - Sentar muito perto da TV pode prejudicar a visão?

Segundo a jornalista do The New York Times, Anahad O'Connor, autora do divertídissimo "Não tome banho em dias de tempestade", aquela baita chamada de atenção das nossas mães quando, boquiabertos, nos sentávamos muito próximos do Televisor para acompanhar nossos programas favoritos não passa de um exagero materno.

Assista TV a VontadeSegundo estudo feito pela autora, foi há mais de 70 anos que a popularização dos aparelhos de TV trouxe como brinde a célebre e cautelosa máxima "Não senta tão perto da TV menino, vai ficar cego desse jeito!". Fica claro, através de recentes estudos científicos, que este aviso é FALSO.

Alguns estudos realizados antes dos anos 70 apontavam que os níveis de radiação emitidos pelos televisores naquela época eram realmente muito altos, alguns emitiam inclusive Raio X, no entanto, os televisores modernos são aparelhos muito diferentes. Além de terem uma melhor proteção, trabalham numa voltagem muito mais baixa, a radiação já não é mais um problema, pra exemplificar através de números, hoje uma pessoa que assiste televisão a um metro de distância do aparelho, recebe uma dose de 1 milirem/ ano (aproximadamente), isso é cerca de um décimo da dose que recebemos quando tiramos uma única radiografia do tórax.

"Isto não são histórias da avozinha, é uma história de tecnologia antiga", comentou Norman Saffra, diretor de oftalmologia do Maimonides Medical Center, em Nova Iorque. "No mundo onde viveram e cresceram as nossas avós, era uma recomendação apropriada".

Não podemos concluir este artigo sem antes alertar apenas o seguinte, apesar de não causar nenhum dano a distância que você assiste televisão, fixar o olhar em uma tela durante horas pode causar tensão ocular, abaixo elencamos algumas recomendações pra você curtir a sua série ou novela preferida sem prejudicar de forma alguma a sua visão:

  • Mantenha o ambiente iluminado ao assistir televisão, evite a completa penumbra com apenas o aparelho ligado
  • Vez por outra, faça uma pausa e olhe para outros objetos. Ir até a geladeira buscar aquele lanchinho já ajuda
  • Fique atento as crianças, se elas se aproximam com muita frequência para próximo da TV, pode ser um indicador de que a visão do pequeno não está bem, ele pode precisar de óculos. Consulte seu oculista

 
 
Palavras Mais Buscadas: Óculos na Zona Sul | Ótica Online no Brasil