BLOG: Dúvidas: Quais são os principais problemas de visão?

 

ASTIGMATISMO

O que é?

O astigmata não enxerga bem de perto nem de longe. Não tem a percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas.

Primeiros sinais

O astigmata confunde os símbolos próximos, como o H, o M e o N ou ainda o 8 e o O. Combinado com a miopia ou a hipermiopia, o astigmatismo pode provocar fadiga ocular ou dor de cabeça. É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha de um texto.

Detalhes sobre os óculos

Valem as regras para miopia e hipermetropia, evitando-se apenas armaçòes arredondadas.

O astigmata enxerga embaçado.

HIPERMETROPIA

O que é?

O hipermétrope tem mais dificuldade em enxergar de perto do que de longe. Assim, o seu cansaço ocular é maior.

Primeiros sinais

Fadiga ocular e dores de cabeça? O esforço permanente de acomodação, para enxergar bem, pode ser a causa destas manifestações, mais freqüentes ao fim de tarde e depois da aula ou trabalho.

Detalhes sobre os óculos

As lentes para correção de hipermetropia são positivas, mais espessas no centro do que na borda. Em graus mais altos as armaçòes de aro fechado são as mais indicadas para disfarçar as bordas.

O hipermétrope tem mais dificuldade para perto.

MIOPIA

O que é?

O míope não enxerga com nitidez de longe, mas muito bem de perto. Por isso, tem como característica preferir atividades próximas, como leitura e trabalhos manuais.

Primeiros sinais

Você franze os lhos para ver com nitidez de longe? Passa por seus amigos na rua sem os reconhecer? Não consegue ler as placas na rua, a não ser que esteja bem perto? As crianças escrevem com o nariz colado no caderno, ou tropeçam e caem com freqüência? O rendimento escolar tem sido fraco? Estes podem ser sinais de miopia e uma visita ao oftalmologista é necessária.

Detalhes sobre os óculos

A miopia é corrigida com lentes negativas, que são mais espessas nas bordas do que no centro. As armações mais indicadas para os míopes são as de menor diâmetro.

O míope não enxerga bem de longe.

PRESBIOPIA

O que é?

A presbiopia, usualmente chamada de vista cansada, é uma alteração natural da visão que ocorre com todas as pessoas a partir dos 40 anos. O cristalino perde a elasticidade, se contrai de forma insuficiente e perde a capacidade de acomodação, resultando em uma crescente dificuldade para ver bem de perto.

Primeiros sinais

Os seus braços já não são suficientes compridos para poder ler o jornal ou o menu no restaurante? Seus filhos “implicam “com você, ao vê-lo (a) tentando ler o preço na etiqueta dos produtos? Aproxima-se mais da luz para ler? Não consegue ler a bula dos remédios? São os primeiros sintomas da presbiopia ou vista cansada.

Detalhes sobre os óculos

Embora todas as lentes para presbiopia tenham por objetivo proporcionar a recuperação da visão de perto, intermediária e longe, nem todas conseguem isso. A lente mais completa para correção da presbiopia é a lente progressiva, pois permite correção a todas as distâncias sem traço divisório. Para que seja confortável, alente progressiva tem que ser de boa qualidade. Existem, também, as lentes só para perto e de meia distância, que são usadas para leitura ou no escritório, não servindo para todas as atividades diárias.

O presbita não vê nitidamente de perto.

ESTRABISMO

O estrabismo ou vesguice, como é conhecido popularmente, é a condição onde um ou ambos os olhos são desviados do eixo central.

É provocado pelo enfraquecimento de um dos músculos oculares, e por algumas doenças graves.

Se perceber olho torto na criança, leve-a mais rápido possível ao oftalmologista. Quando mais cedo for tratado, melhor!

CATARATA

A formação de catarata é parte do processo de envelhecimento. É comum nas pessoas mais idosas, mas também pode ocorrer em crianças e jovens.

Seja qual for a causa (trauma, congênita ou senil), o cristalino, a lente natural do olho, se torna opaco, impossibilitando a passagem da luz e consequentemente, diminuindo a visão e até provocando cegueira.

Na maioria dos casos, a cirurgia é indicada para remover o cristalino opaco, e introduzir uma lente intra-ocular que fará o papel do cristalino, devolvendo a visão ao paciente em mais de 90% dos casos.

GLAUCOMA 

Parte do olho é preenchido por um líquido chamado humor aquoso. 
Este é produzido continuamente e seu escoamento também é contínuo. Em condições anormais. 
Verifica-se o aumento de volume do líquido por produção excessiva ou por drenagem deficiente. 
Como o olho não pode aumentar de volume, aparece o aumento da pressão intra-ocular, também chamado de glaucoma. 
Trata-se de uma doença perigosa, caracterizada pelo aumento da pressão intra-ocular com diminuição do campo visual e atrofia do nervo óptico. 
Geralmente começa após os 40 anos e é causa frequente de cegueira. 
Pessoas acima de 40 anos ou que tenham familiares com glaucoma, devem consultar o oftalmologista a fim de ter pressão dos olhos medidas anualmente.

CONJUNTIVITE

A causa mais comum de inflamação da conjuntiva (ou conjuntivite), é a penetração de um corpo estranho ou de poeira excessiva. 
A irritação resultante provoca aumento da secreção e afluxo de sangue (que traz células de defesa para combater a invasão de microorganismos). 
Além de corpos estranhos, certos microorganismos (bactérias, vírus) poderão produzir efeitos semelhantes. 
Outros fatores com defeitos da visão, deficiência da iluminação, esforço prolongado e excessivo da visão e alergias, são fatores comuns de inflamação da conjuntiva.

PTERÍGIO

O pterígio é caracterizado por uma pelezinha na superfície do olho que cresce do canto para o meio, sobre a córnea. 
E causado em parte, pela luz do sol, poeira ou vento. 
Pode provocar queimação, ardor, vermelhidão o que piora se a pessoa ficar exposta ao sol.

Em muitos casos a cirurgia é indicada para removê-lo, antes que alcance a pupila, mas também pode estacionar e não pode ser necessária a sua remoção cirúrgica.

 
 
Palavras Mais Buscadas: Óculos na Zona Sul | Ótica Online no Brasil