BLOG: Dicas: Nova técnica usa células tronco para tratar a catarata congênita

Um novo tratamento desenvolvido na Universidade da Califórnia em parceria com a China promete trazer esperança para bebês que nascem com a catarata congênita.

TRatamento CatarataO tratamento consiste na utilização de células tronco que, ao se desenvolverem, tornam-se lentes funcionais para os olhos dos bebês. O tratamento já foi testado em alguns animais e também em um grupo de 12 indivíduos humanos; Os resultados foram muito promissores, as complicações foram menores do que o previsto, o resultado na melhora da visão superou o tratamento cirúrgico tradicional.

A catarata congênita é uma importante causa de cegueira na infância e ocorre no nascimento ou logo após; Nestes casos o cristalino dos olhos se torna opaco impedindo que a luz chegue a retina, que por sua vez, não pode enviar a mensagem visual para o cérebro. O tratamento tradicional não garante uma visão perfeita e o paciente, na maioria das vezes, será obrigado a utilizar óculos após a cirurgia.

“O objetivo final da pesquisa com células tronco é buscar o potencial regenerativo das células do próprio paciente”, diz Kang Zhang, um dos responsáveis pela pesquisa.

Os estudos com 37 crianças com menos de dois anos foi conduzido em dois grupos distintos, 12 receberam o novo tratamento com a técnica de células tronco, o outro passou pelo tratamento tradicional. O segundo grupo apresentou mais casos de inflamação pós cirúrgica e tensão visual. Já o primeiro grupo, além de uma recuperação muito mais rápida, apresentou menos complicações. Ambos os grupos voltaram a enxergar com clareza após 03 meses do tratamento.

Para o futuro do projeto, a intenção é expandir o tratamento para pacientes idosos, segundo Zhang, a nova técnica deve resultar numa grande mudança nas cirurgias de catarata e oferecer uma opção mais segura para os pacientes.

 
 
Palavras Mais Buscadas: Óculos na Zona Sul | Ótica Online no Brasil